Atualmente, muitas crianças não são incentivadas a se divertir ao ar livre. Televisão, computadores e videogames acabam fazendo com que as crianças fiquem cada vez mais dentro de casa. No entanto, atividades externas podem ter impactos positivos no progresso infantil. Veja como as atividades ao ar livre podem melhorar o desenvolvimento da criança.
Fonte: FreePik.
Quem já não ouviu dizer que as brincadeiras ao ar livre melhoram o sistema imunológico? Crianças que brincam em áreas externas tendem a ter menos problemas respiratórios, gripes e alergias, uma vez que o contato com a natureza pode estimular a produção de anticorpos.
Brincar ao ar livre não só estimula o sistema imunológico como também o motor e o cérebro. Alguns estudos já indicaram que as crianças mais ativas durante seus primeiros anos de vida também apresentam melhor desenvolvimento intelectual, pois as atividades físicas estimulam áreas do cérebro responsáveis pelo equilíbrio e pela organização espacial.
Crianças estimuladas a brincar ao ar livre, principalmente sem nenhuma brincadeira pré-determinada, tendem a ser mais criativas. Elas precisam soltar a imaginação para criar suas próprias histórias e brincadeiras. Além disso, por não estarem em um ambiente totalmente controlado, também tendem a improvisar e lidar melhor com imprevistos.
Atividades ao ar livre costumam ser em grupo, e tendem a estimular a coletividade e as interações sociais. As crianças passam a desenvolver laços de amizade e também aprendem a lidar melhor com as discordâncias naturais que ocorrem entre pessoas com origens diferentes.
Fonte: FreePik
Nem só o intelecto se beneficia das atividades ao ar livre durante o dia. O corpo humano precisa de sol para produzir e metabolizar a vitamina D, fundamental para o crescimento. Essa substância, responsável pelo fortalecimento dos ossos, participa do controle das contrações cardíacas e ainda influencia a produção do hormônio renina, que contribui com a regulação da pressão arterial.
Como a vitamina D também é fundamental para o aumento da força muscular e prevenção e controle de diabetes, as atividades ao ar livre podem contribuir bastante para que a criança não apresente diferentes deficiências que podem afetar seu crescimento. Vale lembrar que a vitamina D também tem sido apontada como uma substância que previne o aparecimento do câncer.
Outra vantagem das atividades ao ar livre para as crianças é que o corpo delas acaba se acostumando com diferentes movimentos desde muito cedo, estimulando a prática de exercícios físicos regulares no futuro. O sedentarismo é a causa de muitas doenças cardiovasculares e da obesidade e estimular a criança a estar em movimento contribui com a formação de um adulto mais ativo.
Manter as crianças em contato constante com a natureza também pode torná-las muito mais conscientes sobre a importância dela. Ensinar aos jovens desde muito cedo sobre a relevância da conservação da fauna e da flora e como esses fatores tem impacto na vida dos seres humanos ajuda a criar pessoas mais conscientes e preocupadas com a preservação da natureza.
Fonte: FreePik
Uma vez que a criança entenda a importância de conservar o meio ambiente, ela também entenderá que precisamos ser mais sustentáveis, o que tende a levar a criação de um estilo de vida muito mais saudável e equilibrado.
Sempre que possível, estimule as crianças a desenvolver atividades ao ar livre. Mas não esqueça do protetor solar, do repelente para insetos e de manter todos bem hidratados sempre. Essas pequenas atitudes podem ajudar (e muito) o desenvolvimento infantil e ainda mantém a saúde dos pequenos em dia!